Costumo guardar aqui só coisas minhas - escritas por mim, mas como aquilo que eu leio de certa forma torna-se também meu, a partir de agora passo a encaixotar passagens das leituras que faço, e que me fazem: 

"Se das riquezas, que eu queria só pra mim, se do seu amor, que eu não queria que fosse senão meu, inteiro e todo!"

"Afrontei o arrocho da tortura, entre os ossos e carnes amachucadas e unhas e cabelos repuxados. Dentro das paredes do segredo não havia gritos nem palavras grossas: os padres remordiam a minha alma, prometendo o inferno eterno; e espremiam o meu arquejo decifrando uma confissão..., mas a minha boca não falou... não falou por senha firme da vontade, que não me palpitava confessar quem era ela e que era linda..."

"Dentro do meu sofrer floreteou uma réstia de saudade do seu cativo e soberano amor..., como em rocha dura serpenteia às vezes um fio de ouro alastrado e firme, como uma raiz que não quer morrer!"

"A alma é um peso entre o mandar e o ser mandado."

"Alma forte e coração sereno!"

"Mas governa o pensamento e segura a língua: o pensamento dos homens é o que os levanta acima do mundo, e sua língua é o que os amesquinha..."

Simões Lopes Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário